18.8.15

Berimbau Bahia

 
Dinho Nascimento
Berimbau Blues
1997

Tracks:

01. Berimbau Blues
02. Taina
03. Mina Brilha
04. Baroneza
05. Banana Boat (Day O)
06. Toque de Mestre
07. Embalae
08. Cancao a Maria Cecilia
09. Danca Pra Miles
10. Chama Viva

♫☆`*♥¸¸.•*¨*•♫☆`*♥¸¸.•*¨*•☆♫

.ღ•:*´♥`*:•ღ. 

♫☆`*♥¸¸.•*¨*•☆♫`*♥¸¸.•*¨*•☆♫

 Review by Alvaro Neder

The percussionist Dinho Nascimento dedicated his solo album to his originals and the berimbau instrument (a stringed bow with a gourd for resonance, which is stroked with a stick and a coin). The instrument's limited resources can impede a fuller musical gratification, but Dinho invests heavily in the rich Bahian folklore, with singing, other percussive and even mainstream instruments, resulting in an appealing regional album (not a mainstream world album, even if there are pop songs like "Baronesa" and the Burgie/Attaway hit "Banana boat"). His sincere approach to music and solid skills as a percussionist makes this an important release for Bahian and Brazilian music fans.

  
Berimbau Blues é o nome da composição instrumental na qual Dinho utiliza um copo d’água como slide para tirar a melodia no berimbau. É também o nome do primeiro cd idealizado e produzido por Dinho Nascimento, que também assina a maioria das composições que interpreta. Lançado originalmente em 1996, ganhou o X Prêmio Sharp de Música (Revelação) em 1997.
 
***

Dinho Nascimento é um percussionista, compositor e vocalista baiano que se revelou um criativo adepto de fusões musicais às quais acrescentou a novidade do berimbau elétrico. Assim como outros músicos de sua terra natal, aprendeu a tocar berimbau e percussão nas "rodas de caopeira" e "festas de rua".

Aos 16 anos, teve a chance de aprimorar seus conhecimentos estudando piano e iniciação musical no Seminário Livre de Música. Participou de muitos festivais estudantis e no final dos anos 60 formou o grupo Arembepe, com quem atuou por mais de uma década, conseguindo boa repercussão com seu afro-rock de tempero baiano.

Mergulhando na carreira de percussionista, trabalhou ao lado de inúmeros medalhões da música brasileira como João Donato, Walter Franco, Tom Zé, Renato Teixeira, Vidal França, Zé Ketti, Flávio Venturini, Renato Borghetti, João Bá e Pena Branca e Xavantinho.

Sua música desperta especial interesse de coreógrafos e dançarinos, o que favorece o desenvolvimento de projetos conjuntos, dos quais alguns , com muito sucesso.

Quando não está na estrada fazendo shows, Dinho usa seu tempo livre na organização de workshops infantis na área do Morro do Querosene, no bairro paulista do Butantã, onde vive há 15 anos. Costuma convidar amigos e colegas para trocarem idéias e, numa pracinha próxima de sua casa, transmitirem um pouco de seus conhecimentos sobre capoeira e percussão aos garotos do morro.


 "O blues, para mim, é um estado de espírito. Sempre achei que o berimbau, por sua origem africana tem tudo a ver com o blues e é assim que Berimbau Blues aconteceu. Aquilo que emociona, que faz a gente se mexer, cantar, dançar é que é o meu trabalho, que tem um pouco de tudo, de afoxé, salsa, capoeira, jazz e blues." 

Dinho



No comments: